Tudo Gostoso Dia do chimarrão: curiosidades sobre a bebida e como preparar

Dia do chimarrão: curiosidades sobre a bebida e como preparar

O chimarrão é uma bebida feita com erva-mate tradicional na região sul. Conheça curiosidades e saiba como prepará-lo perfeitamente!

O chimarrão é uma bebida feita com erva-mate tradicional na região sul. Conheça curiosidades e saiba como prepará-lo perfeitamente!

No dia 24 de abril comemora-se o dia do chimarrão, bebida à base de erva-mate muito consumida no Rio Grande do Sul. A erva-mate é nativa da América do Sul e muito popular no Uruguai e no Brasil, onde em muitas regiões é consumida na forma de chá gelado. Já o chimarrão é consumido quente e é muito importante para a cultura sulista. Quer saber mais sobre ele? Confira a seguir mais curiosidades sobre o chimarrão e como prepará-lo:

Dia do chimarrão: curiosidades sobre a bebida
Tudo Gostoso

Tudo Gostoso

Tudo Gostoso
Foto: Shutterstock

Dia do chimarrão: saiba mais no TudoGostoso

1) Reza a lenda que soldados espanhóis, ao chegarem à foz do Rio Paraguai no século 16, aprenderam com índios a tomar chá de ervas para curar a ressaca. Tempos depois, a erva-mate chegou ao Rio Grande do Sul transportada na garupa desses homens. Assim, o chimarrão se tornou a bebida principal do Rio Grande do Sul, sendo um dos maiores símbolos da cultura gaúcha.

2) Ele também é muito consumido em outras partes da região Sul, como o Paraná e até mesmo em outros países como Argentina e Paraguai.

3) O chimarrão é uma bebida preparada a partir de um punhado de erva-mate moída e bastante água quente. Seu sabor é forte e um pouco amargo, mas pode variar de acordo com a quantidade e procedência da erva utilizada. Não é costume adoçar a bebida, mas há versões com açúcar, erva-cidreira e até mesmo hortelã no preparo.

4) Diurético e bom para o coração, o chimarrão é um ótimo aliado contra o frio.

5) O ato de “tomar um chimas” se tornou muito mais do que uma atividade meramente corriqueira. Fazer isso virou símbolo da tradição sulista e tem uma forte ligação social: dividir e apreciar essa bebida é sinônimo de amizade e hospitalidade entre o povo gaúcho.

6) Outra curiosidade sobre o chimarrão é que ele já foi muito controverso há uns anos, sendo até proibido no século XVI. Chamada de “erva do diabo” pelos padres jesuítas, essa bebida ficou bastante tempo fora de circulação. Até que no século XVII voltou a ser liberada por medo da população começar a consumir bebidas alcoólicas além da conta.

Como preparar o chimarrão

Para preparar um delicioso chimarrão, você vai precisa de uma cuia, bomba, erva-mate triturada e água quente. Dica: a bomba é um tipo de canudo usado para tomar o chimarrão, normalmente feito de inox e com um filtro na ponta. Coloque 2/3 da cuia com erva e ajeite para que fique somente de um lado. Deixe esse pequeno espaço (você pode ajeitar com as mãos) para adicionar a água quente. Cuidado com a temperatura da água: se estiver muito quente ela pode queimar a erva e amargar seu chimarrão. Tampe a parte de cima da bomba com o dedo e coloque-a dentro da cuia, bem rente à borda. Agora é só saborear o seu delicioso chimarrão! Use uma bomba com um filtro bom, isso vai impedir que ela fique entupida.