Tudo Gostoso Como fazer tomate pelado em casa: confira as dicas

Como fazer tomate pelado em casa: confira as dicas

Confira como fazer tomate pelado em casa: veja as dicas para fazer esse ingrediente muito versátil e também receitas com ele

Confira como fazer tomate pelado em casa: veja as dicas para fazer esse ingrediente muito versátil e também receitas com ele

O tomate é um ingrediente versátil: pode virar molho, pode ser recheado, ser usado em saladas, entradas e em muitas outras receitas. Nos mercados, podemos encontrá-lo na forma de extrato, polpa, molho e também conservado como tomate pelado. Mas ele também pode ser feito em casa: confira como como fazer tomate pelado em casa e prepare seus pratos de uma forma mais saudável e natural.

Tudo Gostoso

Tudo Gostoso

Tudo Gostoso
Foto: Shuttertsock

Como fazer tomate pelado em casa: confira as dicas do TudoGostoso

Como fazer tomate pelado em casa: confira as dicas do TudoGostoso Escolha os melhores tomates

Nessa receita você só vai precisar de um único ingrediente: o tomate! Por isso, é importante que ele esteja perfeito para que o resultado seja o esperado. Então, fique de olho na qualidade dos tomates e busque aqueles maduros e com a casca lisinha. Dica: dê preferência aos tomates italianos orgânicos. Eles vão deixar sua receita mais natural e saudável!

Diversos preparos

A etapa mais importante para o preparo dos tomates pelados é a retirada das cascas. E para isso, você precisa submeter as peles dos tomates a uma temperatura elevada. Assim, fica mais fácil para você “descascar” o ingrediente e usá-lo na receita. E você pode fazer isso de algumas maneiras, como espetá-lo com um garfo e passá-lo pela boca do fogão, na churrasqueira, na frigideira ou em uma panela com água quente. Todos esses jeitos ajudam a desprender a pele do tomate com mais facilidade. Com isso, você pode retirá-las e deixar os tomates pelados e prontos para as conservas.

Fique ligado no armazenamento

A etapa final desse processo é o armazenamento dos tomates. Como essa receita foi criada e desenvolvida para que os tomates durem mais, é importante se atentar a essa parte. Depois que você retirar as cascas dos tomates, separe-os e coloque-os dentro de potes de vidro herméticos. Lembre-se sempre de higienizar muito bem esses recipientes, antes de preparar as conservas. Além disso, fique atento se a tampa está em perfeito estado e se os vidros estão fechados completamente. Depois, é só decidir como você irá armazenar seus tomates pelados: com semente, com o molho ou inteiros. Dica: as conservas duram em torno de 10 a 15 dias na geladeira.

Tudo Gostoso

Tudo Gostoso

Tudo Gostoso
Foto: Shutterstock

Tire a pele do tomate delicadamente e com cuidado

Receita de tomate pelado caseiro Ingredientes

500 g de tomates italianos maduros
água o quanto bastar
gelo

Modo de preparo

Comece higienizando muito bem os tomates.
Depois, com uma faca afiada, faça um “x” na parte de baixo dos tomates.
Dica: os cortes devem ser superficiais e delicados.
Coloque-os em uma panela com água fervendo.
Deixe até que a pele comece a soltar ou por pelo menos 1 minuto.
Retire-os e coloque-os em uma bacia com gelo.
Depois de amornar, retire toda a pele com muito cuidado.
Armazene da forma que preferir em potes de vidro com a tampa bem fechada.

Confira receitas com tomate pelado no TudoGostoso:

Espaguete de abobrinha

Picadinho de carne simples

Penne ao molho de calabresa

Bolo salgado com taioba