Tudo Gostoso Como fazer o churrasco perfeito: confira 5 dicas do TudoGostoso

Como fazer o churrasco perfeito: confira 5 dicas do TudoGostoso

Quem não gosta de reunir os amigos e a família para apreciar comidas deliciosas? Confira como fazer o churrasco perfeito!

Quem não gosta de reunir os amigos e a família para apreciar comidas deliciosas? Confira como fazer o churrasco perfeito!

Os brasileiros amam churrasco: além de ter comidas deliciosas, ele é um evento social perfeito para reunir os amigos e a família. Se você quer se tornar um especialista em fazer churrasco, o blog do TudoGostoso está aqui para ajudar: confira a seguir as dicas para fazer o churrasco perfeito e impressionar seus convidados!

Como fazer o churrasco perfeito: confira 5 dicas do TudoGostoso
Tudo Gostoso

Tudo Gostoso

Tudo Gostoso
Foto: Shutterstock

Como fazer o churrasco perfeito: confira as dicas do TudoGostoso

Planejar com antecedência

Um bom churrasco começa com um belo planejamento e organização. Você deve calcular a quantidade de carnes e ingredientes que vão ser usados, além de não esquecer dos outros itens importantes, como o carvão. Por isso, quando for ao mercado. vá com uma lista de compras completa e tenha em mente a quantidade de pessoas que vão consumir essas delícias. O indicado são 400 g de carne para cada pessoa, além dos acompanhamentos.

O tempero é muito importante

Para preparar um churrasco perfeito, um dos itens mais importantes são as carnes, claro. Carnes vermelhas normalmente são temperadas com sal grosso, mas podem levar ainda um pouco de pimenta-do-reino e até alho picado. Só lembre-se de adicionar o sal somente um pouco antes de levar as carnes para a brasa, assim elas não perdem a suculência. As peças de frango e porco podem ser temperadas com bastante limão e ervas. Nesse caso, você pode deixá-los marinando na noite anterior ao preparo.

Veja mais:
Temperos para churrasco: carnes mais suculentas e saborosas

As carnes

Seja de porco, de boi ou de frango, os pedaços e cortes das carnes devem ser muito bem escolhidos. Além de se preocupar com a procedência e a validade dos ingredientes, você deve escolher as peças certas para o churrasco. Carnes como alcatra e contra-filé são mais econômicos e uma boa pedida para o preparo. Dica: coxão mole e patinho também podem entrar nessa lista. São opções ainda mais baratas, porém lembre-se de cortar, limpar e dar leves batidinhas na peça antes de levá-la para a churrasqueira. Dê preferência para as coxas ou asas do frango; se for usar o peito lembre-se de adicionar um pouco de gordura na carne como um pedaço de bacon.

Como prepará-las

Se você estiver usando a grelha para preparar suas carnes, lembre-se de virá-las de tempos em tempos e conferir o ponto dando leves apertões no centro da peça. Se você estiver usando o espeto, fique de olho na distância entre as carnes e no ponto. Lembre-se que: tanto no espeto quanto na grelha, o preparo tem que ser de acordo com o tipo da carne e a distância delas para a brasa.

Veja também:
Sobras de churrasco? confira como reaproveitá-las de forma saborosa

Não se esqueça dos acompanhamentos

Um bom e perfeito churrasco só fica completo com os acompanhamentos certos. Por isso, não esqueça de dar uma certa atenção a esses pratos. Sirva arroz, pão de alho, queijo coalho, molho à campanha e farofa, por exemplo. Você ainda pode soltar a imaginação e apostar até mesmo em batata frita ou um delicioso purê. Que tal experimentar fazer uma salada de maionese para o seu próximo churrasco? Aqui no TudoGostoso você encontra essas e muitas outras receitas ideias para seu churrasco perfeito!