Minha Vida Claudia Rodrigues é internada no Rio de Janeiro

Claudia Rodrigues é internada no Rio de Janeiro

Empresária pede orações pela recuperação de Claudia, diagnosticada com esclerose múltipla desde 2000

Empresária pede orações pela recuperação de Claudia, diagnosticada com esclerose múltipla desde 2000

A atriz e comediante Claudia Rodrigues foi hospitalizada às pressas na última quarta-feira, 20, na Clínica São Vicente (RJ). Ela se sentiu mal após retornar de uma viagem à Salvador, onde participou de um congresso médico.

Não há informações sobre o estado de saúde da artista. Nesta tarde, em áudio enviado para o programa A Tarde É Sua, da RedeTV, a empresária Adriane Bonato pede orações para os fãs de Claudia. "Infelizmente não tenho condições de falar ao vivo. Eu queria pedir a todas as pessoas que tiverem me ouvindo agora que orem pela Claudia, orem pela recuperação dela. Ela é guerreira e vai sair dessa", disse.

Claudia Rodrigues luta contra uma esclerose múltipla há cerca de 19 anos.

O que é esclerose múltipla?

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o cérebro, nervos ópticos e a medula espinhal (sistema nervoso central). Isso acontece porque o sistema imunológico do corpo confunde células saudáveis com "intrusas", e as ataca provocando lesões. O sistema imune do paciente corrói a bainha protetora que cobre os nervos, conhecida como mielina.

Os danos à mielina causam interferência na comunicação entre o cérebro, medula espinhal e outras áreas do sistema nervosa central. Esta condição pode resultar na deterioração dos próprios nervos, em um processo potencialmente irreversível. Ao longo do tempo, a degeneração da mielina provocada pela doença vai causando lesões no cérebro, que podem levar à atrofia ou perda de massa cerebral. Em geral, pacientes com esclerose múltipla apresentam perda de volume cerebral até cinco vezes mais rápida do que o normal. Leia mais sobre causas, sintomas e tratamentos da esclerose múltipla.