R7 Meu Estilo Conheça Ili Pika, o ursinho de pelúcia da vida real

Conheça Ili Pika, o ursinho de pelúcia da vida real

Mamífero chinês já está ameaçado de extinção

  • R7 Meu Estilo | Do R7

Em tempos em que muitas espécies estão em risco de extinção, cientistas ainda encontram com animais fofos e exóticos. É o caso do curioso Ili Pika, um pequeno mamífero nativo das Montanhas Tianshan no noroeste chinês, que foi descoberto por acidente em 1983.

Discreto, o animal se manteve, até então, muito misterioso, longe dos holofotes de cientistas e curiosos.

Weidong Li, que descobriu a espécie, finalmente atingiu a glória no último verão ao ter sua exclusiva fotografia publicada pela revista National Geographic. Ao guiar um grupo de pesquisadores para uma montanha, Li, um cientista do Instituto de Ecologia e Geografia de Xinjiang, foi surpreendido exatamente pela imagem que procurava: a cara de ursinho de pelúcia de um curioso Ili Pika, andando por uma rocha.

— Eles o encontraram se escondendo atrás de uma pedra e perceberam que haviam, de fato, encontrado o pika. 

Já na lista dos animais ameaçados de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza, o Ili Pika mora em lugares altos, o que o deixa mais sensível às mudanças climáticas e ambientais. Pesquisadores afirmam que a população está diminuindo desde que foi estimada, pela última vez, em apenas 2 mil indivíduos, em 1990. Apesar de sua aparência adorável, não há atualmente esforços para a salvação e conservação da espécie.

Últimas