Como definir horário e tempo ideal para o passeio do seu cão

Como definir horário e tempo ideal para o passeio do seu cão

Muitos donos não definem rotina e acabam tornando o passeio uma coisa que pode ou não acontecer e até mesmo sem hora ou tempo definidos, tudo isso bagunça a cabecinha do cão e deixa ele desconfortável afinal cães amam rotina.

Nesse artigo você aprende a organizar melhor o horário e tempo de passeio do seu cão e a encaixar esses passeios a sua rotina e aos seus horários deixando todo mundo feliz, principalmente o seu amigo peludo, que vai amar passear da forma correta todos os dias.

cão passeio
cão passeio Web Cachorros - Bichos

A regra dos cinco segundos

Se ao ler regra dos cinco segundo você pensou em comida caindo no chão, esqueça, aqui essa regra se aplica ao chão quente, coloque a mão no asfalto e espere cinco segundos, se você não aguentar ficar com a mão no chão então seu cão vai queimar as patas ao passear nesse horário.

Recomendamos que se o chão estiver quente demais o passeio não seja feito, pois passear assim pode causar muitos danos as patinhas do seu cão. Se o chão sempre está quente demais no horário que você costuma sair então é preciso mudar o horário do passeio.

passeio tranquilo
passeio tranquilo Web Cachorros - Bichos

Passear antes ou depois de comer?

Cães maiores podem ter mais problemas do que cães menores se passearem logo após se alimentar, recomenda-se que o cão se alimente após o passeio, ou só passeie depois de descansar 30 a 40 minutos após a refeição.

Isso vale para passeios matinais e noturnos, já que muitos cães passeiam nos dois horários, tente ver o que é melhor para o seu cão e como ele demonstra se sentir bem, mas sempre evite passear logo após ele comer, para não ter problemas de digestão, ou uma torção gástrica.

cão comendo
cão comendo Web Cachorros - Bichos

 

Se ele se demonstrar enjoado ou você perceber dores depois do passeio caso ele tenha se alimentado antes de sair, é necessário leva-lo ao veterinário para verificar se ele teve algum problema estomacal.

Passeio da manhã

Assim como o passeio da manhã deve ter um horário, a alimentação também deve ter seu horário, se você quer fazer um passeio matinal com o cão, o que é ótimo, e quer que ele coma antes de passear, então como foi dito, o ideal é que ele se alimente com meia hora ou 40 minutos de antecedência e depois descanse.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a importância da hidratação para o seu cão

Levante, dê a primeira porção de ração dele do dia, vá tomar seu próprio café da manhã, tomar banho, se arrumar e dentro de meia hora ou mais você e seu cão podem sair para o passeio matinal do dia.

cão passeio
cão passeio Web Cachorros - Bichos
Dois passeios por dia?

Alguns cães de energia baixa e animais tranquilos, podem se contentar com apenas um passeio por dia, indicamos que seja no horário da manhã, pois isso pode ajudar ele a ficar mais calmo o resto do dia.

Mas cães de energia média e principalmente de energia alta, ou cães estressados, precisam de mais atividade física, por isso recomendamos que esses cães façam um passeio pela manhã e outro a noite.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre alimentação natural para cães

Observe seu cão para entender o que ele necessita, alguns cães se dão melhor com passeios mais longos, outros tem energia para exercícios curtos e de alta intensidade, como uma corrida curta e muito rápida, descubra o que se encaixa melhor ao seu cão.

cão passeio
cão passeio Web Cachorros - Bichos

Melhores horários para passear com seu cão

Nos passeios da manhã os melhores horários são as primeiras horas do dia, até as 8h horas da manhã, depois disso o calor já está bem maior e cães também podem ter câncer de pele, além do chão ficar mais quente, por isso passear até as 8h é o indicado.

Na parte da noite o melhor horário começa às 18h quando o sol já se foi e não vai estar quente para o seu cãozinho, vale lembrar que se você mora em uma cidade muito fria e seu cãozinho tem pelo curto, passear em horários como 21h pode ser frio pra ele, então usar roupinhas para esse horário ou passear um pouco mais cedo pode ser o ideal.

Tudo vai depender do seu horário e da necessidade do seu cão, se você precisa sair para trabalhar às 7h, pode leva-lo para passear às 5h30, voltar às 6h30, dar a primeira porção de ração, se arrumar e ir trabalhar.

cão junto
cão junto Web Cachorros - Bichos

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como acostumar o cão ao passeio

Se você chega em casa do trabalho às 19h, pode levar seu cão para o segundo passeio às 19h30 e voltar às 20h30, dar a segunda porção de ração e continuar sua rotina. Organizando direitinho dá para encaixar as necessidades do seu cão as suas.

Quanto tempo deve durar o passeio?

O ideal é que passeios durem 1h, mas nem todo cão precisa de todo esse tempo, cães braquicefálicos, por exemplo, não podem passear por tanto tempo e por isso 20 minutos de manhã e 20 minutos de noite pode ser o ideal.

cão passeio
cão passeio Web Cachorros - Bichos

Alguns cães de energia baixa ou moderada podem ficar satisfeitos e muitos tranquilos com um passeio matinal de uma hora. Enquanto cães de energia alta como um Labrador ou Pitt Bull podem precisar de dois passeios diários cada um de uma hora.

Vai depender muito do seu cão e também da personalidade dele, além do resto da rotina, você também pode conseguir que um cão de energia alta seja tranquilo com um único e ótimo passeio no dia. Tente moldar o passeio de acordo com a energia do seu cão e vai descobrir o melhor jeito de fazer as coisas para seu cão em específico.

Dica

cão junto
cão junto Web Cachorros - Bichos

Quando for passear esqueça o resto do mundo, esqueça as obrigações, o trabalho que precisa entregar, a pressão do seu chefe, aquela roupa que você não lavou ainda, esse tempo é seu e do seu cão, e se você estiver estressado, irritado ou apressado ele vai sentir tudo isso e não vai aproveitar bem o passeio.

Use esse horário para se conectar com seu cão e para que ele possa desfrutar desse momento que é tão importante para os cães, você vai ver como ele vai ficar muito mais tranquilo. Agir assim pode ser ótimo também para você, um momento para relaxar e curtir com seu melhor amigo.

O post Como definir horário e tempo ideal para o passeio do seu cão aparece primeiro no .