Acredite: a máquina que passa roupa sozinha já é realidade

O produto realiza uma das mais detestadas tarefas domésticas, mas é caro

Effe, a máquina que passa roupa sozinha
Effe, a máquina que passa roupa sozinha Reprodução/vídeo

Quem gosta de passar roupa aí levanta a mão? Pois é... pouca gente se atreve a dizer que adora fazer essa tarefa doméstica. E o que parecia um delírio distante virou realidade: a Effie é a primeira máquina de passar roupas automática do mundo para uso doméstico.

Projetada pelos engenheiros Rohan Kamdar e Trevor Kerth, jovens de 27 anos, o produto pode secar, vaporizar e passar 12 peças separadas de roupas de uma só vez.  A roupa fica pronta em três minutos e um aplicativo avisa quando está a roupa está passada. E dá até para deixar as roupas perfumadas: a  Effie tem um compartimento para sachê para aromatizar as peças.

A máquina alia três funções para deixar as roupas passadinhas. A função “Iron effie” passa roupa quando em contato com as roupas, como um ferro. A “steam effie” tira as rugas da roupa por vaporização e terceira e última função do processo de secagem é a “dry effie”, uma secagem quente.

Para passar uma camisa, primeiro é preciso pendurá-la no gabinete da máquina em cabides ajustáveis. As portas se fecham, e em seguida, o processo começa. No módulo “Ferro” a camisa é passada verticalmente pressionando os vincos, simulando o processo de engomar a vapor. Daí o vapor elimina as dobras e o módulo seco deixa a roupa impecável. Só tem um probleminha: a Effie custa cerca de US$ 925 (aproximadamente R$ 2.900).