Nutricionista explica por que comemos mais no frio e passa cardápio saudável para o inverno

Época mais gelada do ano pode ser mais magra; confira

Thinkstock/LucaLorenzelli

O inverno está chegando e trazendo com ele uma velha preocupação de muitas mulheres: a boa forma. Afinal, você provavelmente já percebeu que, quando está frio, o apetite aumenta. Alimentos como feijoada, fondue, chocolate, massas e queijos ficam ainda mais atraentes do que eram no verão, e resistir a eles se torna uma tarefa quase impossível. Mas não há razão para desespero: isso acontece com todo mundo e tem uma explicação científica.

A nutricionista Juliana Dragone, especializada em Nutrição Clínica pelo GANEP, explica que, com o frio, o corpo humano necessita de mais calorias para manter a temperatura dos órgãos vitais.

— Para proteger-se do frio, o organismo acelera o metabolismo, necessitando, assim, de mais energia para que o corpo mantenha-se aquecido. É natural que sintamos mais fome. Nesta época, são ingeridos alimentos mais calóricos e que promovem maior saciedade, como o chocolate, cremes, sopas (muitas vezes calóricas), quiches, tortas, bebidas alcoólicas, entre outros.

Juliana orienta que, para evitar o ganho de peso, o ideal é realizar pequenas refeições intermediárias, com intuito de comer menos na refeição seguinte. Ela também alerta para a importância das atividades físicas.

— A prática de atividade física regular, pelo menos três vezes durante a semana, em dias alternados, com duração mínima de trinta minutos a uma hora, é uma forma de manter o peso e prevenir obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Para te auxiliar na missão de comer bem e saudavelmente no inverno, a profissional elaborou um exemplo de cardápio de baixo valor calórico, que, se aliado à prática de exercícios, pode proporcionar resultados incríveis. Confira:

Desjejum
1 banana prata
2 fatias de pão de forma integral light
2 fatias de peito de peru light
1 copo (200ml) de iogurte natural desnatado

Lanche da Manhã 
200 ml de água de coco

Almoço 
Salada de folhas à vontade
2 colheres (sopa) arroz integral
1 colher (sopa)de soja cozida em grãos
1 filé de peixe grelhado
2 colheres (sopa) de brócolis cozido no vapor
1 fatia grossa de melancia

Lanche da Tarde
250 ml de suco à base de soja
2 unidades de biscoito de aveia; 

Jantar
1 prato de sopa de canja light
1 gelatina diet de morango; 

Ceia (Opcional)
1 copo de iogurte natural desnatado com 4 unidades de uvas passas.