Atenção, novas mamães! Especialista dá 5 dicas para saúde e boa forma de gestantes

Exercício melhora a circulação, diminui inchaços nos pés e diminui risco de diabetes

  • Moda e Beleza
  • Do R7
Exercícios ajudam a saude na gravidez, diz especialista
Exercícios ajudam a saude na gravidez, diz especialista Thinkstock

Praticar exercício durante a gravidez ajuda na redução das dores nas articulações e melhora no fluxo sanguíneo das gestantes. Nesse Dia das mães, tire dúvidas sobre gravidez e atividades físicas.

Para ajudar nas dicas às futuras mamães e evitar posições que podem prejudicar a gravidez, o educador físico e instrutor da academia Competition César Marchesoni falou sobre cinco pontos importantes.

Ele lembra que sempre é importante ter o acompanhamento profissional.

Veja dicas para viajar com crianças no Dia das Mães

Mamãe merece! Escolha entre os destinos mais procurados do mundo surpreenda sua rainha com uma viagem

— Adaptar o volume e intensidade de acordo com seu grau de condicionamento e a fase da gestação é essencial, por isso, é fundamental contar com a orientação de um educador físico. E, antes de mais nada, consultar o seu obstetra.

1) Menos é mais - o treino deve ser de intensidade leve a moderada e a frequência cardíaca não pode ultrapassar de 75% FCM (Frequência Cardíaca Média). A gestante também deve evitar exercícios com grande amplitude articular, de alto impacto e esportes de contato físico.

2) O exercício melhora a circulação - a prática ajuda na circulação sanguínea, diminuindo os inchaços nos pés. Também reduz a sobrecarga das articulações e minimiza o risco de desenvolver diabetes e outras doenças gestacionais.

3) Cuidado com algumas posições – durante a prática de atividade física a gestante deve evitar algumas posições, como ficar de barriga para baixo, pois pode pressionar vasos sanguíneos e dar desconforto à gestante, e de barriga para cima, pois pode dificultar a respiração.

4) Modalidades recomendadas - natação e hidroginástica são muito indicadas, pois a água diminui a pressão da coluna e relaxa a musculatura. Musculação, pilates e yoga também são mais algumas aulas que estão liberadas para as gravidinhas. 

5) Benefícios para a hora do parto – é importante dar ênfase nos exercícios que fortalecem os músculos da pelve e diafragma, que serão muito demandados no momento do parto.

Abaixo, veja spas deliciosos: