Campanha de marca de medicamentos classifica cólica menstrual como "mimimi" e internautas reprovam

Anúncio causou polêmica e rendeu várias críticas

  • R7 Meu Estilo
  • Do R7

Uma marca de remédios lançou uma campanha focada em mulheres que sofrem com a dolorosa cólica menstrual. Mas o anúncio causou rebuliço nas redes sociais por conta do bordão "Mulheres #SemMiMiMi", uma vez que a expressão pode ser considerada como uma gíria para frescura ou reclamação sem sentido.

O texto da peça publicitária dizia que mulheres não deveriam deixar que a cólica interferisse nos compromissos da vida diária, ou seja, deixassem de "mimimi, um estado que só as mulheres compreendem". Ao final do anúncio, a marca classificou as mulheres que tomavam o medicamento e não deixavam as cólicas ser um empecilho, como #SemMiMiMi.

O termo escolhido pela marca foi reprovado pelos internautas que se mostraram indignados com o posicionamento da empresa e fizeram comentários no Facebook em relação ao anúncio. 

— Infelizmente somos taxadas comos frescas por conta das nossas constantes dores que não são apenas durante o periodo menstrual muitas de nós sente dor o dia todo todos os dias, fora o preconceito e a luta contra a infertilidade. Isso tudo já nos consome, quando assistimos esses tipo de propaganda fere profundamente cada uma de nós!!! (sic)

Outras internautas também chamaram atenção para o fato de que, muitas vezes, cólicas muito fortes podem ser um sinal de endometriose, uma doença que faz com que a mucosa do útero cresca em outras regiões do organismo e que tem como consequência cólicas severas.

— Cólica forte, se chama endometriose, doença que maltrata e incapacita as mulheres!! É o que infelizmente tenho e sem mimimi, convivo com ela e tds os dias. (sic)

Em sua defesa, a empresa respondeu aos comentários se desculpando e afirmando que a verdadeira intenção não foi classicar as mulheres como frescas, mas sim, mostrar uma nova forma de evitar as dores. 

— Primeiramente, pedimos desculpa por termos causado essa impressão. Sabemos que a endometriose é uma doença e tem como sintoma cólicas fortíssimas. Entendemos que dor é um assunto sério. MIMIMI não é a dor, e sim uma releitura da sensação de desconforto que as dores causam nas mulheres. O nosso objetivo é falar que as mulheres com dores leves e moderadas, não precisam parar principalmente pelo desconforto gerado por dores como cólicas menstruais, dores de cabeça e enxaqueca que podem ser aliviadas.Obrigada pela seu comentário. Isso nos ajuda a entender cada vez mais a mulher e a melhorar a nossa interação com vocês.