Pioneira, Solange Frazão fala sobre sucesso de musas fitness: "Hoje vejo a resposta que sempre desejei"

Apresentadora afirmou que, no início, mundo fitness não era valorizado

Solange Frazão: ícone em boa forma
Solange Frazão: ícone em boa forma Reprodução/Instagram

Esqueça Gabriela Pugliesi, Gracyanne Barbosa, Juju Salimeni e tanta outras beldades que levam o título de "musas fitness". Muito antes de elas pensarem em começar a malhar, uma mulher já trilhava seu caminho para se tornar referência quando o assunto é boa forma.

Solange Frazão pode ser considerada a primeira musa fitness do Brasil. A empresária e apresentadora de 54 anos começou a propagar seus ideais de vida saudável há muito tempo, quando o segmento estava longe de ser valorizado como é atualmente. Ela afirma que, além da falta de reconhecimento, teve de lidar também com o preconceito.

— Vivi tempos difíceis, quando o profissional não era valorizado e ainda havia preconceitos em relação à mulher neste campo de trabalho. Na minha época, foi uma grande conquista e um enorme desafio ser reconhecida, admirada, e me tornar ícone no segmento. Precisei pesquisar muito, fazer cursos fora, "ralar”, como dizem por aí, para ser reconhecida.

O atual sucesso do mundo fitness se deve, sem dúvidas, às redes sociais — o que, na época de Solange, não existia. Ela revela que a comunicação com seus fãs era estabelecida por meio de cartas e que aderiu às facilidades da internet há pouco tempo.

— Hoje, vejo que sou das antigas (risos). Na minha época, eu recebia milhões de cartas. Guardei um pouco delas em um baú enorme. Me comunicava com todos na medida do possível respondendo as cartas, uma a uma. Tinha uma pessoa contratada por mim para ir ao correio levar as respostas que eu mesma fazia com o maior carinho. Faz bem pouco tempo que comecei com as redes sociais e os métodos novos.

Apesar de ter chegado tardiamente, se comparado a toda a carreira de Solange, o êxito do segmento tem deixado a apresentadora feliz e realizada.

— Hoje, vejo a resposta do que almejei e desejei desde sempre. Que o mundo fitness se tornasse o sucesso que é hoje. Estou encantada. Só posso ficar feliz, porque sei o quanto lutei por isso, porque realmente transforma a vida das pessoas.